domingo, 19 de junho de 2016

MODELOS: GEOCÊNTRICO E HELIOCÊNTRICO

A dinâmica do Sistema Solar foi a causa de muitos debates ao longo da história. O grande interesse em saber como o Sistema Solar se organizava era muito grande, isso causou várias pesquisas, observações, debates e teorias que tentavam explicar.
As duas teorias mais conhecidas são: a do Geocentrismo e a do Heliocentrismo.


MODELO GEOCÊNTRICO:
A teoria do geocentrismo é a mais antiga. Foi por volta de 350 a.C, na Grécia antiga que Aristóteles desenvolveu a tese que defendia a ideia de que a Terra era o centro do universo e nove esferas ficavam girando em torno dela. Posteriormente, no século II d.C, o matemático e astrônomo Claudio Ptolomeu reforçou esse pensamento e afirmava que o entorno da Terra tinha a seguinte ordem: Lua, Mercúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno.

No entanto, após 14 séculos, a teoria Geocêntrica foi contestada por Nicolau Copérnico, que elaborou uma outra estrutura do Sistema Solar, o Heliocentrismo.


MODELO HELIOCÊNTRICO:
O heliocentrismo diz que a Terra gira ao redor do Sol com certa periodicidade e velocidade, e por conta desse movimento temos as estações do ano e o dia e a noite.
Foi Nicolau Copérnico que desenvolveu um modelo matemático sobre o sistema heliocêntrico. Nesse modelo, ele dizia que a Terra girava ao redor do Sol, assim como todos os outros planetas. Entretanto, Copérnico errou ao dizer que as órbitas dos planetas eram circunferências, foi então que Johannes Kepler reestruturou o trabalho de Nicolau e comprovou que as órbitas dos planetas são elípticas.



Atualmente, a teoria mais aceita pela comunidade cientifica é o heliocentrismo.