
Albert Einstein
nasceu na Alemanha, no dia 14 de março de 1879. Ele foi físico e matemático e é
conhecido até os dias de hoje pela sua genialidade. Entre seus principais
trabalhos desenvolveu a teoria
da relatividade geral, ao lado da mecânica
quântica um dos dois pilares da física
moderna.
Listamos aqui 5 curiosidades sobre Einstein:
- Einstein não deu sinais precoces de genialidade. De fato, foi lento para aprender a falar, tinha um comportamento taciturno (calado) e, ao invés de jogar com seus colegas, freqüentemente caminhava pensativo e sonhava acordado.
- Um dos primeiros momentos de assombro de sua vida foi descobrir uma bússola magnética de seu pai, quando tinha entre 4 e 5 anos. Observar como a agulha apontava sempre a mesma direção lhe deixou fascinado.
- O ideal científico de Einstein era a democracia, que em seu livro "Minhas ideias e opiniões" fala "que se respeite a cada homem como indivíduo e não se converta nenhum deles em ídolo".
- Além de físico teórico, Einstein foi inventor. Uma de suas criações mais interessantes foi um tipo de geladeira que decidiu fabricar depois de escutar que uma família de Berlin morreu ao inalar fasos tóxicos emitidos pela sua geladeira, que teve o lacre rompido. Einstein queria que uma nova geladeira não tivesse partes que pudessem romper, além de serem mais seguras ao eliminar a bomba de compressão. Então criou a bomba Einstein-Szilard, baseada no electromagnetismo. Além de tudo, era mais silenciosa e à prova de emissões de gases.
- Einstein era apaixonado por duas coisas: a navegação em vela e a música. Tocava violino e dizem que conheceu a conexão entre este instrumento e a ciência através de Pitágoras, um dos primeiros cientistas a estudar a acústica. Também criou cordas tensas com pontes deslizantes, fundamento do atual violino.